A «Semente, Associação de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável» é uma associação de direito privado e sem fins lucrativos sediada em Portugal e fundada em 2019.
A Semente tem por objeto a promoção, por si ou em colaboração com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, do desenvolvimento humano e ambiental num paradigma de sustentabilidade e ainda a gestão de programas nacionais, da União Europeia e cofinanciados.
A Semente assume como finalidades principais a concepção, execução e apoio a programas e projetos de cariz educacional, social, cultural, ambiental, patrimonial, cívico e económico, designadamente através de ações no território português, nos países membros da União Europeia e em países em vias de desenvolvimento, especialmente os de língua oficial portuguesa, ao nível da:
a. Cooperação para o desenvolvimento;
b. Assistência humanitária;
c. Ajuda de emergência;
d. Proteção e promoção dos direitos humanos;
e. Proteção e preservação do ambiente, das espécies autóctones e/ou ameaçadas de extinção;
f. Promoção da educação como fator imprescindível para o desenvolvimento integral da Sociedade Global;
g. Promoção da educação como fator de mudança de hábitos para o desenvolvimento sustentável;
h. Promoção do desenvolvimento de uma Europa do conhecimento, a todos os níveis da educação e formação;
i. Contribuição para a internacionalização e a excelência do ensino e formação na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor, e promovendo a igualdade, a coesão social e a cidadania ativa;
j. Sensibilização da opinião pública para as problemáticas sociais e ambientais vigentes.
Para a prossecução de finalidades secundárias, a Associação pode ainda atuar ao nível do desenvolvimento, da solidariedade, do apoio e proteção no contexto da(s): a. Infância e juventude; b. Pessoas com deficiências; c. Terceira idade (idosos); d. Família; e. Comunidade; f. Promoção da saúde, educação, cultura e desporto.
Todas as finalidades referidas e as ações/atividades/projetos que permitam alcançá-las estão enquadrados numa lógica de promoção e respeito pela Declaração Universal dos Direitos do Homem. Para a prossecução das suas finalidades, a Associação tenderá à cooperação com outros organismos (oficiais e particulares), valorizando sinergias.